terça-feira, 7 de agosto de 2007

IT'S ONLY ROCK'N'ROLL

No dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. E não se trata de uma data qualquer. Em diversas partes do mundo, milhões dos fãs do estilo aproveitam o dia 13 para reverenciar seus maiores ídolos. É indiscutível a importância do rock'n'roll não somente na música, mas também na sociedade moderna. Símbolo de rebeldia para os jovens, o rock já passou por diversas fases durante os seus 50 anos de história.

Até hoje não existe ao certo uma data exata que marque o início do rock, mas a década de 50 é considerada fundamental para o estilo. Foi nos E.U.A que artistas como Bill Halley, Chuck Berry e Little Richard, deram o pontapé inicial no gênero. Desde o começo, o rock sofreu influências da música negra norte-americana com blues e R&B.

O músico Vladi, baixista da lendária banda brasileira de punk-rock, o Ulster, acredita que a transformação da música negra foi essencial para a criação do rock'n'roll. "Toda a transformação do blues e da música negra norte-americana, na década de 50, foi fundamental para os roqueiros. Sempre me lembro do Bill Halley, a sua postura no palco é a melhor definição do rock", afirma.

É com o surgimento do considerado "Rei do Rock", Elvis Presley, que o estilo finalmente se consolida como um fenômeno para as massas. O cantor fez com que o gênero se tornasse comercialmente rentável para as grandes gravadoras da época.

Nenhum comentário: